Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Encontros transculturais Brasil-Canadá



Balint-Babos, Adina (Autor), Mello, Ana Maria Lisboa De (Autor), Graebin, Cleusa Maria (Autor), Graebin, Cristian (Autor), Andacht, Fernando (Autor), Côté, Jean-François (Autor), Graeff, Lucas (Autor), Gransotto, Luciana Rodrigues (Autor), Harel, Simon (Autor), Santos, Nádia Maria Weber (Autor), Berg, Oscar (Autor), Olivieri-Godet, Rita (Autor), Bernd, Zilá (Organizador), Imbert, Patrick (Organizador)

Literatura Comparada, Cultura brasileira, Cultura canadense, Brasil, Canadá


Sinopse

Os textos aqui reunidos apostam na criação de redes, nas relações de complementaridade e de partilha de conhecimentos para a aceleração das relações culturais entre as Américas. Para além dos transculturalismos, apostamos em trocas e na reinvenção das relações entre as Américas. O desafio para os próximos anos será o de compartilhar conhecimentos e experiências no espaço das Américas, procurando dar novos significados à noção de americanidade, repensando-a em uma perspectiva relacional. O comparatismo levou os autores a destacar analogias e tendências ao invés de diferenças, evitando, nesse diálogo interamericano, passar pela referência europeia. Com o apoio do projeto Fapergs de Internacionalização da Pós-Graduação, apresentamos aos leitores o produto das reflexões desenvolvidas nos encontros transculturais realizados entre 2014 e 2015 no Brasil e no Canadá. Os assim chamados estudos canadenses e quebequenses foram reatualizados, favorecendo a produção de saberes que ultrapassaram a polarização Brasil-Canadá para tornarem-se um lugar privilegiado de interlocução inter e transamericana que aproxima os americanos de norte a sul deste vasto continente através da criação de instrumentos de compreensão mútua.

Metadado adicionado por Tomo Editorial em 18/08/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 18/08/2017
Última alteração: 11/07/2018

Sumário

O interior da América em algumas obras de Pierre Yergea u e Milton Hatoum
Simon Harel 153
Identidades transmigrantes
Sergio Kokis e Patricia Kathleen Page
Adina Balint-Babos 165
Passagens transculturais em autores migrantes de ascendência árabe no Brasil e no Canadá
Ana Maria Lisboa de Mello 183
Experiência turística em circuitos patrimoniais: uma abordagem intercultural Canadá-Brasil
Nádia Maria Weber Santos e Luciana Gransotto 197
Notas sobre os autores  219



Áreas do selo: EducaçãoHumanidadesLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalTécnicos

A Tomo Editorial tem suas linhas voltadas para a área de humanas, com ênfase em obras direcionadas para o terceiro setor, filosofia, sociologia, antropologia e educação. A editora surgiu em 1995, quando lançou o Rua da Praia Jornal, periódico que, na categoria de jornal de bairro, discutia a cidade apresentando perspectivas que a grande mídia pouco abordava. A Tomo iniciou seu trabalho na área de livros, editando, para a Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no ano de seu centenário, o livro que conta a sua história. A ele, se seguiu o livro comemorativo do centenário da Faculdade de Medicina, o primeiro livro do Margs - Museu de Arte do Rio Grande do Sul, dentre outros de arte e fotografia. Dedicada à infância, mas não só a ela, a Coleção Filosofinhos tem sido um sucesso pelo encantamento que provoca a cada novo volume. Para viabilizar os projetos de publicação, a Tomo Editorial investe em parcerias com entidades e outras editoras, com linhas afins. Em razão do seu engajamento com causas contemporâneas, traduz importantes livros relacionados às utopias do presente e se coloca claramente em favor das causas emancipatórias.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.