Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski



Duarte, Newton (Autor), Bombardi, Érica (Editor), Saviani, Dermeval (Prefácio), Camargo, Vlad (Diagramador), Almeida, Milton José de (Capista), Victor, Fabiana Soares de Camargo (Revisor), Villac, Maria Clarice Sampaio (Revisor)

Psicologia educacional, Vigotski, pedagogia


Sinopse

Iniciaremos com uma constatação: é raro encontrar entre os educadores que se preocupam com a questão do cotidiano, uma reflexão sobre o significado desse termo. No mais das vezes ele é adotado e utilizado em sua acepção cotidiano e de forma cotidiana, ou seja, é adotado o significado corrente e natural da palavra e isso é feito de forma espontânea, não reflexiva, como uma obviedade. Uma outra constatação é a de que essa atitude de naturalidade para com o significado de cotidiano se faz presente até mesmo em estudos que procuram adotar uma atitude crítica para com o cotidiano.
No caso específico da educação escolar, adoção espontânea desse significado de cotidiano traz consigo também respostas espontâneas e perguntas quase nunca formuladas de maneira clara e explícita. São perguntas como: a atividade educativa escolar é parte integrante da vida cotidiana? A mesma pergunta pode ser feita de outra forma: quando nos referimos ao cotidiano de nossa sociedade contemporânea, podemos incluir a educação escolar como parte integrante desse cotidiano? Uma outra dessas perguntas seria: podemos considerar a relação entre educação escolar e prática social do indivíduo, como sinônimo da relação entre educação escolar e vida cotidiano do indivíduo?

Metadado adicionado por Autores Associados em 26/01/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 26/01/2018
Última alteração: 26/01/2018

Sumário

Prefácio à 3ª edição
Prefácio
Introdução
Capítulo um: Por uma teoria histórico-social da formação do indivíduo
Capítulo dois: Educação escolar e o conceito de vida cotidiana
Capítulo três: O trabalho educativo e a dupla referência à reprodução do indivíduo e a reprodução da sociedade
Capítulo quatro: A prática pedagógica escolar e as categorias de homogeneização e catarse
Capítulo cinco: A escola de Vigotski e a educação escolar (hipóteses para uma leitura pedagógica da psicologia histórico-cultural)
A título de conclusão
Bibliografia



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.