Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A moça do internato



Khvoschínskaia, Nadiêjda (Autor), Xavier, João Ricardo (Editor), Fonseca, Odomiro (Tradutor), Xavier, Cesar (Diagramador)

Literatura Russa, romance, crítica, sociedade patriarcal


Sinopse

Quais eram as perspectivas da mulher na Rússia, na segunda metade do século XIX? Como era retratada a mulher na literatura russa naquela época? E, sobretudo, como era essa representação, elaborada por uma escritora? Em sua novela "A moça do internato" (1861), Nadiêjda Khvoschínskaia traça uma imagem histórico-sócio-cultural da Rússia de então, que passava por mudanças significativas, recriando em sua narrativa a tensão entre o espaço delimitado pela sociedade patriarcal e suas convenções para a mulher - a educação (formal ou doméstica) para se submeter, a casa ou o campo, o casamento - e a promissora transformação da personagem feminina, tanto a ficcional e sua parte na História, rumo à insurgência em busca da emancipação. Em um contexto em que a imposta (pre)dominância masculina na sociedade e na literatura cerceava mulheres de se sobressaírem, e, mesmo entre os "progressistas", criavam-se verdadeiros tratados sobre a mulher sem lhe dar espaço real, enquanto ela pensava, escrevia, criava, lutava, silenciada, Khvoschínskaia antecipa a crítica social em relação à subjugação das mulheres e expõe a possibilidade da mulher que transpõe a ordem vigente e desafia a sociedade patriarcal, construindo, antes de autores russos consagrados, uma personagem que, acima de tudo, traz o potencial de transformação dentro de si.

Metadado adicionado por Zouk Editora em 17/09/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 17/09/2018
Última alteração: 19/09/2018

Áreas do selo: ArtesDidáticos / Ensino MédioEducaçãoHumanidadesLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalReligiãoSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literáriaTurismo

A Editora Zouk atua na publicação de livros nas áreas de artes plásticas, sociologia da arte, museologia, antropologia, filosofia, psicologia, história e literatura; suprindo uma lacuna de obras acadêmicas e diretamente vinculadas à cultura, com o objetivo de potencializar as discussões sobre a arte e a contemporaneidade.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.