Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Literatura e realismo em György Lukács



Cotrim, Ana (Autor), Xavier, João Ricardo (Editor), Vedda, Miguel (Prefácio), Xavier, Cesar (Diagramador), Fonseca, Daniel (Revisor), Vedda, Miguel (Orelha)

Filosofia, Crítica Marxista, História e crítica


Sinopse

Para György Lukács, o humanismo é condição para a figuração literária do homem real. Ao figurar o homem real, o escritor rompe a casca fetichizada do capitalismo e desmascara a degradação. Desse modo, reflete concretamente em sua obra uma revolta contra a desumanização capitalista, até mesmo a despeito de sua consciência. Nisto se resume o verdadeiro partidarismo da arte. Contudo, em termos literários, essa figuração se realiza apenas pela criação de uma ação verdadeira. Pela ação pode a arte cumprir a sua missão desfetichizadora, na medida em que dissolve o mundo numa viva ação recíproca dos próprios homens: “A profundidade da intuição estética, da aproximação realista à realidade, é sempre constituída – qualquer que seja a concepção de mundo formulada pelo escritor em termos de pensamento – pelo impulso a nada aceitar como resultado morto e acabado e a dissolver o mundo numa viva ação recíproca dos próprios homens. Portanto, todo realismo verdadeiro implica na ruptura com a fetichização e com a mistificação.” Nesta apreensão estética, entrevemos a aproximação de Lukács a Marx, pelo reconhecimento de que o mundo humano objetivo e subjetivo é produzido pela ação humana.

Metadado adicionado por Zouk Editora em 13/09/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 13/09/2018
Última alteração: 19/09/2018

Áreas do selo: ArtesDidáticos / Ensino MédioEducaçãoHumanidadesLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalReligiãoSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literáriaTurismo

A Editora Zouk atua na publicação de livros nas áreas de artes plásticas, sociologia da arte, museologia, antropologia, filosofia, psicologia, história e literatura; suprindo uma lacuna de obras acadêmicas e diretamente vinculadas à cultura, com o objetivo de potencializar as discussões sobre a arte e a contemporaneidade.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.