Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

J. R. R. Tolkien e a crítica à modernidade



Cristelli, Paulo (Autor)

J.R.R. Tolkien, John Ronald Reuel, 1892, 1973, Fantasia, Literatura, The Lord of the rings, estética, Literatura americana, História, crítica


Sinopse

Apoiando-se no material autobiográfico representado pelas cartas de Tolkien e em importantes teóricos da literatura e das ciências sociais, Paulo Cristelli deixa claro que a ficção tolkieniana brota, na verdade, das grandes crises do século XX: as guerras mecanizadas, os genocídios em escala sem precedentes e a destruição ambiental acelerada pelas sucessivas fases da Revolução Industrial.
A tecnologia não aparece de forma explicita na obra - já informamos que a Terra Média é ambientada em um mundo mítico, pré-capitalista, ou seja, não é possível pensar em tecnologias avançadas existindo em um mundo assim. Mas ela está lá, enquanto representação. A máquina não é só a máquina, nem nas cartas de Tolkien, nem em sua obra, ou em seu contexto, elas são, ao mesmo tempo, a representação e a concretização de um processo de mudança social, cultural e política, e é dessa forma que o livro analisa a obra de Tolkien: como uma crítica a tais mudanças, seus impactos e intenções.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 25/07/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 25/07/2018
Última alteração: 25/07/2018

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.