Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A economia política do etanol
a democratização da agroenergia e o impacto na mudança do modelo econômico



Safatle, Fernando Netto (Autor)

Agricultura e energia, Brasil, Álcool com combustível, economia agrícola, política energética, desenvolvimento sustentável


Sinopse

O Brasil é pioneiro na produção do etanol como biocombustível. Durante estes últimos trinta anos consolidou-se um modelo de produção com acentuado grau de oligopolização do segmento sucroalcooleiro. Por outro lado, com o avanço da consciência ambiental e a necessidade de diversificar a matriz energética em todo o planeta é assunto presente nas discussões sobre sustentabilidade ambiental e mudança climática, ainda mais premente com as perspectivas de esgotabilidade do petróleo.
Em todo o mundo, estudiosos têm reconhecido nas mudanças por que o planeta passa, com o esgotamento do atual sistema de produção, uma oportunidade para o Brasil, que tem estado à frente da tecnologia de produção de uma fonte renovável – e, com o devido manejo, limpa –, o etanol.
A partir desse cenário global, A Economia política do etanol parte para um histórico particular, o do panorama da realidade das políticas e da produção do etanol no Brasil nas últimas três décadas, seus descaminhos e consequências, com uma abordagem, contudo, tanto politica como econômica.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 20/04/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 20/04/2018
Última alteração: 29/05/2018

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.