Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

O culpado de tudo – ou, simplesmente, o amor



Filosofia, Amor, Ensaio


Sinopse

Reorganizando algumas respostas fornecidas ao longo do tempo, embora sem a pretensão de originalidade, o livro traz uma tentativa de teorização do amor – matéria obscura, enigmática, confusa e fonte de todo tipo de inspiração. Para atingir esse objetivo, são abordadas questões histórico-conceituais, buscando referências na Grécia Antiga, na obra O Banquete, de Platão, na mitologia e também em algumas histórias notáveis do mundo das artes, como Tristão e Isolda, Grande Sertão: Veredas, Anna Kariênina e “Don Giovanni”.
A partir desse enfoque, vislumbra-se a capacidade do amor de se reinventar e, mesmo assim, de se deixar reconhecer por seus traços essenciais: seu caráter unificador e transitório, a alienação e a corrosão da realidade, a perene insatisfação, a tendência à turbulência e a necessária alteridade.
Por fim, a única certeza obtida ao fim da leitura se resume em o amor ser inexoravelmente incognoscível, resistindo a qualquer racionalidade.

Metadado adicionado por Editora Manole em 05/09/2016

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 05/09/2016
Última alteração: 26/09/2018

Autores e Biografia

Santos, Jarbas Luiz dos (Autor)

Áreas do selo: ArtesHumanidadesInfantojuvenilLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicos

Toda a experiência da Manole em projetos especiais, publicações específicas, livros científicos e para o público em geral.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.