Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A fotografia e a crise da modernidade



Fabris, Annateresa (Autor)

Fotografia, Arte, Modernidade, Fotografia Artística, Pop Art, História da Arte, História da Fotografia


Sinopse

Novo tipo de figuração, a pop art insere-se no realismo de maneira peculiar: seu ponto de partida não está no referente exterior, e sim nas imagens produzidas pela câmera fotográfica e por outros aparatos da comunicação de massa. Lida, portanto, com uma figuração preexistente, que já traz em si uma visão da realidade. O termo po art e as primeiras manifestações da vertente surgem na Inglaterra na década de 1950. No mesmo período nos Estados Unidos, destacam-se alguns artistas que lançam mão de novas fontes em colagens e nas chamadas combine-paintings (Rauschenberg). Nos anos 1960, a pop art encontra um terreno fértil nos Estados Unidos, tendo em Warhol a ponta de precedimentos mecânicos de produção da imagem. Concebendo a fotografia como a "substituição do objeto escolhido", o artista leva a um ponto de ruptura o confronto entre mecânico e manual graças ao uso de diferentes procedimentos operacionais que põem em xeque a ideia tradicional de obra.

Metadado adicionado por C/Arte em 10/08/2016

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 10/08/2016
Última alteração: 16/08/2017

Áreas do selo: ArtesHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalReligiãoSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literária

A C/Arte Projetos Culturais é uma empresa prestadora de serviços na área cultural, que focaliza a pesquisa histórica, edição de livros, educação e organização de exposições desde de 1989. O perfil editorial da C/Arte partiu da concepção de diversas coleções destinadas a promover a reflexão sobre nossa condição cultural, organizando uma diversidade temática voltada essencialmente para a Arte e as Humanidades. Assim, inicialmente direcionada a abrir espaço para questões relativas à história e crítica de arte (coleções Horizontes Históricos, História & Arte, Arte & Ensino), a Editora passou a oferecer espaço para outros temas: o universo das práticas pedagógicas e formação docente (Coleção Didática); as relações políticas, sociais e urbanas nos espaços públicos (coleções Política & Sociedade e Registros da Cidade); a dinâmica da organização e produção empresarial (Coleção Estado da Arte); as perspectivas da arquitetura e do urbanismo (Coleção Arquitetura e Urbanismo); o saber direcionado para a saúde humana (Coleção C/Saúde). Com o objetivo de traçar o perfil de organizações e de seus criadores, a C/ Arte tem investido em abordagens inovadoras contribuindo, com o rigor e a qualidade da abordagem histórica, para a circulação de informações sobre a memória empresarial brasileira e a história das cidades.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.