Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Crise da escola e políticas educativas



Oliveira, Dalila Andrade (Autor), Ferreira, Eliza Bartolozzi (Autor)

Pedagogia, formação de professores


Sinopse

Quem se deu ao justo lazer de uma ida ao cinema para assistir a filmes recentes reparou o número dos que têm a escola como foco. Os patéticos contrastes postos em Pro dia nascer feliz, retratos sem retoques de muitas de nossas escolas, se cruzam com o trágico da escola francesa no filme Entre os muros da escola, passando pelo contexto de violência que cerca nossos estabelecimentos em Verônica. Dentro de um quadro em que dominam o precário, o distanciamento, a discriminação e a violência, parece que se salvam os professores. São eles ainda que, mesmo estafados, trazem consigo o horizonte da emancipação, da concepção fundante da escola democrática e na contracorrente de um sistema individualista, competitivo e absorvente. Esse retrato não é infundado. Estamos diante de um realismo cruel e contraditório que nos assusta. Por outro lado, nunca a educação escolar esteve tanto na pauta dos mais diversos atores sociais. E por que se chegou a esse resultado? Mais do que isso: como se deixou chegar a tal ponto em que uma profissão e uma instituição capazes de fluir de uma concepção emancipatória se veem extenuadas, pouco atraentes e sob o jugo do descrédito? Este livro nos ajuda a penetrar nessa área e, aí, buscar compreender os condicionantes de um processo de produção de uma realidade crítica, na qual se mesclam filosofias em ação como resultantes de políticas em curso nas diferentes conjunturas. Lê-lo é um convite a entender para transformar.

Metadado adicionado por Grupo Autêntica em 26/09/2016

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 26/09/2016
Última alteração: 23/02/2017

Áreas do selo: ArtesEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalParadidáticos / LeituraParadidáticos / ReferênciaSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literáriaTurismo

Autêntica conta com mais de 700 publicações em seu catálogo. Reconhecida por seu trabalho com o público acadêmico e por suas obras destinadas às áreas das Ciências Humanas, a editora foi crescendo com o passar dos anos e passou a publicar livros com temas mais abrangentes e diversificados, como literatura brasileira e estrangeira de qualidade, com nomes de peso como Maura Lopes Cançado, Ferreira Gullar e Virginia Woolf. O catálogo contempla também obras de Antropologia, Cultura Negra, Sociologia, Historiografia, Comunicação, Cinema e Teatro, Biblioteca Escolar, Linguística, Educação, entre outros. A editora assumiu o desafio de trazer para a língua portuguesa obras de Filosofia fundamentais para seus leitores. Exemplos dessa empreitada são a tradução bilíngue (latim-português) da Ética, de Spinoza, e o Vocabulário de Foucault – Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores, do argentino Edgardo Castro. Em 2011, criou a coleção Filô, contemplando autores clássicos e contemporâneos da Filosofia, que vão de Platão e Espinosa, a Walter Benjamin, Giorgio Agamben e Slavoj Žižek. Publicações importantes em áreas mais específicas da Educação, como Pedagogia/Formação de Professores, Filosofia da Educação, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Matemática, Ensino da Escrita e da Leitura, História da Educação, entre outras, integram o catálogo. Atualmente, a editora aposta em publicações de luxo, com capa dura e acabamento sofisticado, de nomes como James Joyce, Rubem Braga, Campos de Carvalho, Foucault e Thomas Moore. Além disso, é a responsável pela publicação de O Sumiço, tradução em língua portuguesa de La Disparition, romance de Georges Perec todo escrito sem a letra “e”.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.