Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Escolas em reforma, saberes em trânsito
A trajetória de Maria Guilhermina Loureiro de Andrade (1869-1913)



Chamon, Carla Simone (Autor)

História da Educação


Sinopse

Mulher, professora, tradutora, viajante, reformadora, escritora, Maria Guilhermina, Carla Simone Chamon o demonstra, soube como poucas brasileiras do período compartilhar com os homens de seu tempo a posição de intelectual engajada na discussão dos assuntos da educação no Brasil. Um dos méritos deste trabalho é, pois, enfocar Maria Guilhermina nessa complexa posição que lhe era, muitas vezes, reconhecida pelos próprios pares e que ela mesma, de forma consciente, ajudou a construir. Na realização de seu trabalho, Carla não apenas faz uma criteriosa revisão da historiografia da educação brasileira que se ocupa do período e da temática abordados, mas também mobiliza noções e categorias do campo da história e das ciências sociais em geral para melhor entender o seu objeto. Ela permite, assim, falar da especificidade de Maria Guilhermina, das proposições da professora e intelectual estudada sem que isso signifique percebê-la como alguém genial ou à frente de seu tempo, como é muito comum em trabalhos sobre sujeitos individuais. O trabalho nos mostra que, em suas experiências, os sujeitos são sempre singulares, mas nunca isolados. E é essa trama e os dramas que enredam decisivamente o sujeito em seu tempo que o trabalho da Carla nos ensina a apreender. Luciano Mendes de Faria Filho.

Metadado adicionado por Grupo Autêntica em 26/09/2016

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 26/09/2016
Última alteração: 23/02/2017

Áreas do selo: ArtesEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalParadidáticos / LeituraParadidáticos / ReferênciaSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literáriaTurismo

Autêntica conta com mais de 700 publicações em seu catálogo. Reconhecida por seu trabalho com o público acadêmico e por suas obras destinadas às áreas das Ciências Humanas, a editora foi crescendo com o passar dos anos e passou a publicar livros com temas mais abrangentes e diversificados, como literatura brasileira e estrangeira de qualidade, com nomes de peso como Maura Lopes Cançado, Ferreira Gullar e Virginia Woolf. O catálogo contempla também obras de Antropologia, Cultura Negra, Sociologia, Historiografia, Comunicação, Cinema e Teatro, Biblioteca Escolar, Linguística, Educação, entre outros. A editora assumiu o desafio de trazer para a língua portuguesa obras de Filosofia fundamentais para seus leitores. Exemplos dessa empreitada são a tradução bilíngue (latim-português) da Ética, de Spinoza, e o Vocabulário de Foucault – Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores, do argentino Edgardo Castro. Em 2011, criou a coleção Filô, contemplando autores clássicos e contemporâneos da Filosofia, que vão de Platão e Espinosa, a Walter Benjamin, Giorgio Agamben e Slavoj Žižek. Publicações importantes em áreas mais específicas da Educação, como Pedagogia/Formação de Professores, Filosofia da Educação, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Matemática, Ensino da Escrita e da Leitura, História da Educação, entre outras, integram o catálogo. Atualmente, a editora aposta em publicações de luxo, com capa dura e acabamento sofisticado, de nomes como James Joyce, Rubem Braga, Campos de Carvalho, Foucault e Thomas Moore. Além disso, é a responsável pela publicação de O Sumiço, tradução em língua portuguesa de La Disparition, romance de Georges Perec todo escrito sem a letra “e”.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.