Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Escritos sobre A nova arte de ensinar de Wolfgang Ratke (1571-1635)
textos escolhidos



Ratke, Wolfgang (Autor), Hoff, Sandino (Coordenador), Bombardi, Érica (Editor), Hoff, Sandino (Tradutor), Hoff, Sandino (Apresentação), Bombardi, Érica (Capista), Marques, Aline (Revisor), Nascimento, Rodrigo (Revisor)

Ratke, pedagogia, ensino


Sinopse

“Corifeu dos didáticos” foi o título que Comênio deu a Wolfgang Ratke. O pedagogo alemão professou o luteranismo com ardor e convicção. Viveu em meio à Guerra dos Trinta Anos. Conversou com Bacon em Londres, antes das publicações do empirista inglês, tendo com ele em comum o método intuitivo e os aforismos. Permaneceu durante nove anos em Amsterdã, onde lecionou e estudou. Foi convidado pelo rei Adolfo e por Oxentierna a introduzir o método na Suécia, mas sua morte interrompeu o projeto. Ratke tinha profundos conhecimentos do latim, grego, hebreu, caldeu, árabe, holandês, espanhol, italiano e francês. Utilizando a língua materna, sua arte de ensinar partia da observação e das experiências. Instituiu um método educativo concreto e simples, a partir do Allunterweisung (o ensino de tudo), dividido em partes organizadas para a prática pedagógica. “Nenhuma criança sem escola” e “aprender é fácil” foram seus dois lemas.

Metadado adicionado por Autores Associados em 23/01/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 23/01/2018
Última alteração: 23/01/2018

Sumário

Apresentação
Capítulo 1: Memorial
Capítulo 2: método geral da didática ou da arte de ensinar de Wolfgang Ratke (1613-1614)
Capítulo 3: Artigos nos quais se baseia especificamente a arte de ensinar de Wolfgang Ratke (1616)
Capítulo 4: Alguns pontos nos quais se baseia solidamente a didática ou a arte de ensinar de Wolfgang Ratke (1618)
Capítulo 5: Regulamentação do horário escolar para a nova arte de ensinar de Wolfgang Ratke (1619)
Capítulo 6: O método da arte de ensinar de Wolfgang Ratke (1620-1622)
Capítulo 7: Breve contato com a grande utilidade da arte de ensinar (1622-1633)
Capítulo 8: Tonel de Ratke feito rolar, cortesmente, até todos os soberanos e todas as autoridades danação alemã (1626)
Capítulo 9: A constituição geral das escolas cristãs, que deve ser confirmada e mantida na verdadeira harmonia da fé, da natureza e das línguas, a partir da sagrada escritura divina, da natureza e das línguas, para a arte de ensinar de Ratke (1626-1630)
Capítulo 10: Registro de todos os ensinamentos tirados da escritura santa, da natureza e das línguas, em harmonia verdadeira com a fé, a natureza e as línguas (1626-1630)
Capítulo 11: A arte de ensinar das escolas cristãs organizada na harmonia da verdadeira fé, da natureza e das línguas, confirmada e mantida a partir da natureza e das línguas
Capítulo 12: Tratado das funções do soberano conforme a escola cristã, que deve ser organizada, confirmada e mantida a partir da escritura santa, da natureza e das línguas, na harmonia verdadeira da fé, natureza e das línguas para a arte de ensinar de Ratke (1631)
Capítulo 13: Tratado sobre a administração escolar (scholastica – schuldieneramtslehre) (1631-1632)
Capítulo 14: manuscritos da ratichiana gothana. manuais escolares, manual de geografia (Specimencompendii Geographiae – em alemão)
Capítulo 15: A arte da gramática



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.