Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Antropologia da dança I



Camargo, Giselle Guilhon Antunes (Organizador)

antropologia da dança, estudo cultural, corpo em cena, ritual


Sinopse

Até as últimas décadas do século vinte, os estudos antropológicos em dança estiveram, em sua maioria, restritos às danças referidas como “outras” em relação às danças teatrais europeias e norte-americanas. A etnografia era a abordagem preferida para estudos em dança que demonstrassem interesse acadêmico por gêneros que fossem rotulados como primitivo, folk, tribal, social, popular, nativo ou, simplesmente, não europeu-americano. O desafio da Antropologia da Dança no século vinte e um não é apenas o de empregar o método etnográfico para investigar a dança, mas também o de apontar uma nova linha de investigação capaz de revelar como e porque a dança pode funcionar como ação social discursiva e afetiva de uma ordem humana particular. A chave para a abordagem antropológica da dança é a busca pela compreensão e pela comunicação do “êmico”, ou seja, a perspectiva dos participantes. A perspectiva êmica pode mudar com o tempo, assim como variar de pessoa para pessoa e é esse conhecimento que os etnógrafos contemporâneos da dança revelam aos seus leitores.“Os conceitos relativos à dança variam consideravelmente segundo as culturas e as línguas do mundo. Algumas línguas não possuem termo genérico para essas atividades que chamamos de dança, mas denominações específicas para cada tipo de dança.

Metadado adicionado por Insular em 08/03/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 08/03/2018
Última alteração: 08/03/2018

Áreas do selo: ArtesEducaçãoHumanidadesIdiomas e referênciaLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalReligiãoReligião / EspiritismoTécnicosTeoria e crítica literária

A Editora Insular vem desde 1994 atendendo com qualidade e personalidade: leitores, livrarias e escritores, oferecendo serviços de edição, venda e distribuição de literatura em geral.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.