Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Bens culturais do Brasil
um desenho projetivo para a nação



Magalhães, Aloísio (Autor), Leite, João de Souza (Organizador)

Política cultural, Design


Sinopse

Brasil e seus bens culturais: um desenho projetivo para a nação oferece uma abrangente visão do pensamento político-cultural do designer Aloisio Magalhães (1927-1982), de surpreendente atualidade. Com organização de João de Souza Leite, o livro reúne uma série de entrevistas, artigos e conferências que mostram a evolução de um debate modernizador sobre a questão do patrimônio brasileiro, situando o lugar estratégico dos bens culturais para a formação de um projeto de nação.
A edição apresenta documentos inéditos e textos que originaram o livro E Triunfo? A questão dos bens culturais no Brasil, lançado em 1985, agora apresentados na íntegra, formando um conjunto representativo da atuação de Aloisio Magalhães no campo da política cultural. Uma trajetória que começa nos tempos do Recife, na década de 1950, ainda antes de assumir o cargo de diretor do Centro de Referência Nacional de Cultura (CNRC), até seu último dia de atividade como Secretário de Cultura do MEC, quando proferiu um discurso na Itália, em 1982, pouco antes de morrer.
Uma cronologia, apresentada ao fim do livro, contextualiza do pensamento de Aloisio Magalhães no curso do tempo e dos cargos que ocupou, e também suas propostas e ações sempre voltadas para o desenvolvimento harmônico do país.

Metadado adicionado por IVO CAMARGO - Soluções Comerciais No Mercado Editorial em 16/11/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 16/11/2017
Última alteração: 13/05/2019
Última alteração de preço: 13/05/2019

Áreas do selo: ArtesEducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalTeoria e crítica literáriaTurismo

Bazar do Tempo é uma casa editorial dedicada a livros e projetos ligados às áreas de fotografia, arquitetura, música, poesia, história, ensaio, literatura infantojuvenil e memória cultural. Criada em 2015 e dirigida por Ana Cecilia Impellizieri Martins, ex-sócia e diretora editorial da Casa da Palavra e Edições de Janeiro, a editora converge em suas parcerias profissionais que compartilham o desejo de produzir livros e projetos de relevância cultural e social. Com isso, a Bazar do Tempo afirma seu objetivo de valorizar o patrimônio artístico e a memória cultural do Brasil e conectar o país com outras culturas, nos campos das letras e das imagens. Além de livros impressos, a Bazar do Tempo também está dedicada a projetos especiais de fôlego, incluindo sites, livros em plataforma digitais, exposições, projetos de incentivo à leitura e produções audiovisuais. Com dedicação e confiança, a Bazar do Tempo espera que seu catálogo possa atravessar os tempos, como valioso legado cultural.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.