Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A bênção aos mais velhos
poder e senioridade nos terreiros de candomblé



Ciências sociais, Gerontologia, Candomblé, Ancestralidade, Umbanda, Religiões Afrobrasileiras, Pai Pérsio, Mãe Menininha, Gantois, Tata Pérsio, Batistini


Sinopse

Considerando que a velhice é uma categoria social legítima e com base em uma abordagem interdisciplinar, o autor penetra nas teias das hierarquias dos terreiros, verifica as relações de poder e a maneira como os “mais velhos” se integram nessas comunidades.
Buscando saber de que modo se dá a construção cultural dessa categoria no Candomblé – uma religião calcada nos princípios de senioridade e ancestralidade -, a obra que você agora tem em mãos faz um retrato histórico e sociológico sobre como as pessoas representam a velhice no interior dos terreiros, de que forma a constroem e a vivenciam na prática diária de sua espiritualidade.
Além disso, o autor ainda aborda a velhice sob uma ótica interpretativa, apontando uma forma distinta de envelhecimento para um grupo específico, com características peculiares: no Candomblé, a velhice é sempre um ideal a ser atingido, é fonte de autoridade e denota o poder que reveste os altos postos de sua hierarquia.
Ao estudar a importância dos “mais velhos” no Candomblé, Rodney William Eugênio nos mostra que a visão de mundo africana é preservada nos terreiros, revelando as especificidades de um povo e de sua cultura.

Metadado adicionado por Arole Cultural em 24/08/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 24/08/2018
Última alteração: 25/09/2018

Autores e Biografia

Eugênio, Rodney William (Autor), Opotun, Vinicius (Apresentação), Mercadante, Elisabeth Frolich (Prefácio)

Sumário

APRESENTAÇÃO 13
PREFÁCIO 19
INTRODUÇÃO 25
OS TERREIROS DE CANDOMBLÉ 43
HIERARQUIA, PODER E SENIORIDADE 71
A BÊNÇÃO AOS MAIS VELHOS 97
CONSIDERAÇÕES FINAIS 173
GLOSSÁRIO 193



Áreas do selo: GastronomiaReligião

A Arole Cultural é uma editora de livros fundada em 2015 com o objetivo de registrar e fazer pensar a cultura afroreligiosa. Para além dos livros de receitas de magia, nossos títulos propõe a reflexão sobre o universo dos Orixás, sobre as comunidades de Candomblé e Umbanda e suas práticas, sobre o ethos africano reconstruído em solo brasileiro e sobre as vivências de seus participantes. Nossos autores são parte desse universo: líderes e representantes religiosos que, através da participação no dia-a-dia de suas comunidades, interagem com a sociedade ampla e trazem na pele e nas palavras as experiências vividas dentro dos terreiros. Por tudo isso, queremos lhe convidar a conhecer mais sobre nossas obras e projetos e também a fazer parte dessa jornada conosco, ultrapassando os muros dos templos religiosos, promovendo e expandindo a cultura de tolerância e paz em tempos tão turbulentos.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.