Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Banco da Vitória
a história esquecida das margens vitoriosas do Rio Cachoeira



Rodrigues, Roberto Carlos (Autor)

história, literatura, região cacaueira


Sinopse

O Banco da Vitória é uma das localidades mais antigas do Sul da Bahia. Sua ocupação se iniciou no meado do século XV, quando do desbravamento da Capitania de São Jorge dos Ilhéus (BA). Devido ao trecho navegável do rio Cachoeira entre a sede da antiga vila de São Jorge dos Ilhéus e a localidade, onde estiveram padres jesuítas, desbravadores e bandeirantes portugueses, bem como estudiosos europeus. Antes da ocupação portuguesa, a região de Banco da Vitória era disputada por índios Tupiniquins e Aimorés, devido seu caráter religioso para estes povos. Por mais de quatro séculos essa localidade foi passagem obrigatória para os desbravadores, plantadores de cacau e fundadores de localidades e cidades que surgiram na região Cacaueira do Sul da Bahia.
Nas terras de Banco da Vitória foi implantada a secular Sesmaria Victória, depois transformada em fazenda nos anos oitocentistas, onde também havia um dos maiores agrupamentos de escravos africanos do estado da Bahia.
O Banco da Vitória foi um importante ator na construção da Região Cacaueira do sul da Bahia. Depois, teve o seu desenvolvimento ofuscado pelas crises que assolaram a cultura do cacau.
Este livro descreve a história dessa comunidade ilheense ao longo dos séculos e tenta, dentro do possível, restaurar sua importância para o desenvolvimento do município de Ilhéus e a formação da região cacaueira do sul da Bahia.

Metadado adicionado por Mondrongo em 17/10/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 17/10/2017
Última alteração: 17/10/2017

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.