Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

CLT
Doutrina - Jurisprudência predominante e procedimentos administrativos - Do contrato individual do trabalho - Artigos 442 a 510



Ferrari, Irany (Autor), Martins, Melchíades Rodrigues (Autor)

Direito, Direito do trabalho, Direito do trabalho


Sinopse

A teor do disposto no artigo 421 do Código Civil, de 2002, “a liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato, devendo os contratantes na sua execução observar os princípios da probidade e da boa-fé” (art. 422, do CC).
Tais princípios são balizadores de todos os contratos, neles incluídos o Contrato Individual do Trabalho conforme normas estipuladas nos artigos 442 a 510 da CLT, e que são objeto deste quarto fascículo dos comentários que vimos fazendo.
As principais questões sobre a contratação do trabalho, de forma tácita ou expressa, são tratadas nesta obra com profundidade, esmiuçando detalhes nem sempre focalizados por outros autores.
Exemplos desse detalhamento é o que consta dos comentários do art. 487, da CLT, que trata do aviso prévio, a saber:
1. Natureza jurídica e finalidade; 2. Princípio da reciprocidade; 3. Prazo mínimo e proporcionalidade; 4. Forma e a sua prova;. 5. Remuneração; 6. Pagamento feito por tarefa; 7. Aviso prévio e a despedida indireta; 8. Aviso prévio e as horas extras habituais; 9. Aviso prévio e o reajustamento coletivo no curso do aviso prévio; 10. Peculiaridades sobre o aviso prévio: baixa na CTPS; cessação da atividade da empresa; força maior; comissionista; contrato de experiência; contribuição previdenciária; cumprido em casa; empregado analfabeto; estabilidade provisória de dirigente sindical; férias; Fundo de Garantia do Tempo de Serviço; garantia de emprego e concessão na sua fluência; indenização adicional da Lei n. 6.708/79; superveniência de auxílio-doença no seu curso; prescrição; empregado menor; norma coletiva; professores; renúncia pelo empregado; culpa recíproca; falência; trabalhador rural; trabalho temporário e outros itens, sempre acompanhado de jurisprudência de nossos Tribunais Trabalhistas.

Metadado adicionado por LTr Editora em 11/01/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 11/01/2017
Última alteração: 11/01/2017

Áreas do selo: ReligiãoSaúde, esporte e lazerTécnicos

A trajetória de sucessos alcançada pela LTr, desde maio de 1937, quando foi fundada por um pequeno grupo de idealistas, formado pelos advogados Vasco de Andrade, Carolino de Campos Salles, Ruy de Mello Junqueira, José Domingos Ruiz e José Carlos Macedo Soares Affonseca, vincula-se, na sua plenitude, com a de Armando Casimiro Costa, numa relação de interdependência direta e de quase total identificação. Foi muito feliz a ideia de José Carlos, de nesse mesmo ano, de 1937, levar Armando Casimiro Costa para a Revista, na qualidade de gerente e revisor, para preparar os textos a serem publicados, principalmente os relativos à transcrição da legislação pertinente, publicada no Diário Oficial, pacientemente recortados pelo jovem empregado, que mal sabia usar a velha máquina de datilografia na qual eram completados. A publicação tinha o nome de Revista Legislação do Trabalho e como subtítulo "Mensário Paulista de Legislação Social, Doutrina e Jurisprudência''. Mais tarde, foi simplificado para Revista Legislação do Trabalho e, em 1963, adotando a referência da Súmula da Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal – LTr – este ficou sendo o seu nome oficial. A Revista LTr juntamente com os Suplementos Trabalhista e de Jurisprudência e com a Revista de Previdência Social são fonte de consulta obrigatória de professores, magistrados, procuradores, inspetores do trabalho, advogados e especialistas em Direito do Trabalho, citados nos acórdãos das nossas mais altas Cortes Judiciais, cujos textos são de estudo obrigatório das mais atuais e expressivas questões. Ao se tornar proprietário da LTr, Armando ampliou os seus objetivos, cercou-se de colaboradores nacionais e internacionais, deu nova dimensão à Revista e em 1968 lançou-se na bem-sucedida edição de livros, dos quais os primeiros, em Direito do Trabalho, foram os de Cássio Mesquita Barros Júnior e de Amauri Mascaro Nascimento, Lei dos Engenheiros e O Salário, respectivamente, seguidos por uma série de valiosas publicações que atualmente representam cerca de 4.000 títulos editados. A partir de novembro de 2004, são comercializadas, também, as obras em formato digital por meio da Biblioteca Digital, em que se pode adquirir o texto completo do livro, alguns capítulos ou apenas as páginas de que necessita, tudo de forma digital e via internet. A LTr tem outro galardão: os Congressos que promove em São Paulo, que até 2011 foram 51 de Direito do Trabalho e 30 de Previdência Social – Básica e Complementar, concomitante com inúmeros seminários e cursos.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.