Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Processo civil comparado
Análise entre Brasil e Portugal



Silva, João Calvão da (Organizador), Cunha, Leonardo Carneiro da (Organizador), Capelo, Maria José (Organizador), Thomaz, Osvir Guimarães (Organizador)

Direito processual civil


Sinopse

Brasil e Portugal apresentam um interessante paralelismo em sua legislação processual. Não apenas experimentaram a aplicação das Ordenações Filipinas, como também recentemente aprovaram novas legislações processuais civis (Lei nº 41, de 2013, em Portugal, e o novo Código de Processo Civil brasileiro, pela Lei nº 13.105, de 2015) que se inspiram em princípios comuns.
A análise das semelhanças e das divergências das duas legislações, bem como suas repercussões práticas, constituem as polêmicas analisadas nesta obra, fruto dos debates que ocorreram no Colóquio Luso-Brasileiro de Direito Processual Civil, realizado na tradicional Universidade de Coimbra, em Portugal, que reuniu professores brasileiros e portugueses. O balanço das convergências e dissemelhanças entre os dois diplomas processuais aprofunda a compreensão da ciência processual. Entre os diversos temas, estão no escopo desta obra desde as normas e os princípios fundamentais até tutela provisória ou cautelar, a obrigação de fundamentação das decisões judiciais, as técnicas e os meios de uniformização da jurisprudência, os negócios processuais, o regime da prova, os recursos contra as decisões de primeira instância, a preclusão e o caso julgado e os meios alternativos de resolução dos litígios (mediação e arbitragem). O leitor encontrará subsídios para aprofundar sua compreensão do novo sistema processual, seja pelo debate do próprio ordenamento processual pátrio, seja pela experiência processual comparada.

Metadado adicionado por Grupo GEN em 14/08/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 14/08/2017
Última alteração: 30/07/2018

Áreas do selo: Técnicos

Há mais de 100 anos oferecendo o melhor da literatura jurídica do País, a editora Forense possui um catálogo com mais de 450 obras de autores consagrados e novos valores da área jurídica. Presente na formação da elite jurídica do País, a Editora Forense também é pioneira na publicação no meio digital, tanto de seus livros como da reconhecida Revista Forense.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.