Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Argélia
50 anos de independência



Godoy, Ivan (Autor)

Jornalismo


Sinopse

A Argélia é o maior país da África e uma encruzilhada de civilizações. Por lá passaram os fenícios, os romanos, os vândalos, os bizantinos e os turcos otomanos, e os colonialistas franceses pensaram que ficariam para sempre. Mas a nação conseguiu manter sua essência berbere e árabe, e conquistou sua independência em 1962, após uma guerra de libertação de quase oito anos.
No seu território nasceram, viveram ou ainda vivem personalidades como Santo Agostinho, um dos maiores pensadores da Igreja Católica e de todo o mundo ocidental; Lucius Apuleius, ou simplesmente Apuleio, o autor de O Asno de Ouro, considerado por muitos especialistas o primeiro romance do mundo; Ibn Khaldoun, o pai da Sociologia, que lá escreveu sua obra Prolegômenos; Leonardo Fibonacci, que levou à Europa os algarismos árabes e a notação algébrica; Miguel de Cervantes y Saavedra, genial autor de Dom Quixote; o Emir Abdelkader, que dirigiu a resistência à invasão francesa de 1830, foi um sábio do Islã e morreu no exílio reverenciado até pelos monarcas europeus; o Prêmio Nobel de Literatura Albert Camus; os também escritores Jean Amrouche, Kateb Yacine e Mohamed Dib.
Neste livro, o jornalista Ivan Godoy (na foto, em Argel), especialista em política internacional, faz uma radiografia do passado, do presente e das perspectivas futuras da Argélia, e fala dos costumes, da cultura e da rica história do seu povo.

Metadado adicionado por Editora Alfa Omega em 17/10/2016

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 17/10/2016
Última alteração: 22/07/2018

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.