Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

No Brasil ainda tem gente da minha cor?



Seljan, Zora (Autor), Araujo, Emanoel (Apresentação)

História do Brasil, Cultura Afro-brasileira, Cultura Nigeriana, Benim


Sinopse

Em "No Brasil ainda tem gente da minha cor?", temos o relato instigante das viagens feitas por Zora Seljan pela Nigéria e pelo Benim no início dos anos 1960. Estudiosa do folclore, a autora expõe com argúcia e sabor os detalhes e as dinâmicas de festas, missas, músicas, danças, culinária, enfim, toda uma rede de valores e costumes dos povos dessas regiões que acabaram, de forma fragmentada ou integral, sendo transmitidos ao Brasil. Da mesma maneira, Zora tem o dom de revelar o que esses territórios e suas populações, à primeira vista tão distantes do Brasil, acabaram, também de modo seletivo, incorporando dos brasileiros que lá estiveram.
A autora proporciona com sua narrativa o acesso a histórias de vida de povos cuja vitalidade cultural tingiu imensamente o que fomos, o que somos e que podemos vir a ser. As páginas deste livro trazem as vivências de uma escritora que soube, como poucos, recolher e revelar os vestígios de histórias e culturas mestiças que ainda hoje são frequentemente silenciadas.
O texto de apresentação feito especialmente para esta edição da Global é de Emanoel Araujo, artista plástico e atual diretor do Museu Afro Brasil, de São Paulo.

Metadado adicionado por Grupo Editorial Global em 13/06/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9788526023604 (ISBN da Edição anterior)


Metadados adicionados: 13/06/2018
Última alteração: 13/06/2018

Áreas do selo: ArtesEducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalTeoria e crítica literária

“Casa de Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Orígenes Lessa, Cora Coralina, Gilberto Freyre, Câmara Cascudo, Carcy Ribeiro, Marcos Rey, Ignácio de Loyola Brandão, Bartolomeu Campos de Queirós, João Carlos Marinho, Sérgio Vaz e de muitos outros.” O conhecimento da Literatura é um dos caminhos para a compreensão da identidade brasileira e sua formação sociocultural. Com o objetivo de incentivar a leitura das obras dos nossos mais renomados autores da literatura brasileira, a Global tornou-se uma casa de letras nacionais.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.