Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Teoria da personalidade na sociedade de massa
a contribuição de Gramsci



Ragazzini, Dario (Autor), Bombardi, Érica (Editor), Magalhães, Wesley Lopes (Diagramador), Bombardi, Érica (Capista), Lima, Kelly (Revisor)

Gramsci, Teorias educacionais, filosofia


Sinopse

O tema central deste livro é o caráter essencial que assume, na reflexão gramsciana, a questão da formação de um novo tipo humano, característico da sociedade de massa, exigido pela sociedade industrial avançada.
Gramsci descreve e interpreta a antropologia do homem-massa e, ao mesmo tempo, se pergunta se é possível, e como, em tais condições, o desenvolvimento de personalidades criativas e críticas não desvinculadas de tal contexto. Para caracterizar esse novo homem, Gramsci lança mão da figura de Leonardo Da Vince, erigida em metáfora paradigmática "de um projeto para o futuro que mantém os pés no presente". O homem moderno é, nessa metáfora, entendido "como uma síntese leonardesca do engenheiro americano, do filósofo alemão e do político francês, ou seja, uma síntese reinterpretadora da técnica avançada, do jacobinismo revolucionário e do marxismo". Nas palavras do próprio Gramsci, proferidas em uma carta dirigida à sua esposa, o novo homem deverá ser "o tipo moderno de Leonardo da Vinci transformado em homem-massa ou homem-coletivo mantendo, todavida, a sua forte personalidade e originalidade individual".

Metadado adicionado por Autores Associados em 18/01/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 18/01/2018
Última alteração: 18/01/2018

Sumário

Introdução à edição em língua portuguesa: Gramsci na Educação Brasileira
Dermeval Saviani
Introdução
Capítulo um: do individual ao social
Capítulo dois: Individualidade e personalidade
Capítulo três: Personalidade e sociedade de massa
Capítulo quatro: Por uma conclusão



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.